Triangular
About E³UDRES²
E³UDRES² é um conceito de Ensino Superior que se encontra ainda numa fase de implementação. O nosso objetivo é criar uma disrupção na educação europeia, apoiando a transição para aquilo que serão as universidades do futuro, no horizonte 2030.
Cooperando de forma próxima com a comunidade e a região, este modelo utiliza novas abordagens e metodologias de ensino focadas nos estudantes, capazes de os tornar agentes ativos que contribuam para o desenvolvimento de regiões inteligentes e sustentáveis.
Uma aliança entre 9 instituições de ensino superior.
Iniciada pela Universidade de Ciências Aplicadas de St. Pölten (Áustria), os futuros membros do consórcio E³UDRES² foram então convidados. A 1 de outubro de 2020, a E³UDRES² celebrou finalmente o seu lançamento oficial, contando com seis parceiros, Áustria, Portugal (IPS – Instituto Politécnico de Setúbal), Bélgica (UCLL – Univerity of Applied Sciences), Hungria (MATE – Hungarian University of Agriculture and Lefe Sciences), Letónia (Vidzeme University of Applied Sciences) e Roménia (UPT – Universitatea Politehnica Timisoara).
Existem ainda 3 novas instituições, a Saxion University of Applied Sciences (Holanda), a Fulda University of Applied Sciences (Alemanha) e Jyvaskyla University of Applied Sciences (Finlandia).
Instituições da aliança E³UDRES²
Na Cimeira de Gotemburgo de 2017, os líderes da EU delinearam uma visão para a educação e cultura, traduzindo-a na iniciativa “Universidades Europeias”. Estas têm então como objetivo alargar o horizonte aos jovens europeus, permitindo-os cooperar além das línguas, fronteiras ou disciplinas, mas também enfrentar os desafios sociais e a escassez de competências enfrentada na Europa.
Desenvolvida conjuntamente por instituições de ensino superior, organizações de estudantes, países da UE e Comissão, a iniciativa Universidades Europeias vem dar resposta a este apelo.
O que é a iniciativa das universidades europeias?
A investigação na E³UDRES²
Contribuição Humana para a Inteligência Artificial
Esta rede visa diminuir as barreiras da utilização de tecnologias de Inteligência Artificial (IA) em várias áreas da nossa vida, aumentando a interação entre os seres humanos e a IA.
Bem-estar e envelhecimento ativo
A Rede Bem-estar e Envelhecimento estabeleceu linhas principais de interesse comum que, . combinadas, pretendem contribuir com soluções inovadoras para a prevenção do declínio funcional.
Economia Circular
O objetivo desta rede de investigação é contribuir para uma transformação da nossa economia actualmente linear (take-make-consume-throw away) em circular (take-make-consume-remake).