Triangular
Atividades Principais
I Living Labs são unidades curriculares de um programa de estudos (ou unidades extracurriculares) em que equipas de estudantes se preparam para trabalhar num desafio.
Este desafio é um problema complexo que enfrenta um empresário, uma organização (sem fins lucrativos) ou uma administração local, por exemplo, para o qual não existe uma solução definida e que a mesma pode ter um impacto positivo na região em que está localizado.
I Living Labs
Hackathon
O principal objetivo de um Hackathon é chegar a uma ideia inovadora, um primeiro esboço de uma solução para um desafio, através de pesquisa e brainstorming em conjunto com sua equipa.
A reviravolta: os hackathons só dão cerca de 36 a 48 horas de tempo para chegar à solução. Os desafios do Hackathon são baseados em problemas da vida real que as empresas e instituições locais estão a enfrentar.
O Bootcamp E³UDRES² é um evento de 5 dias onde estudantes das instituições de ensino superior E³UDRES² se reúnem para encontrar soluções para um desafio. É uma ocasião única para desenvolverem ideias num ambiente inovador e oferecer soluções criativas para os desafios locais atuais.
Ao longo de cinco dias, trabalharão em pequenas equipas com outros alunos da E³UDRES² para cocriar um conceito que contribua para uma sociedade mais inteligente e sustentável.
Bootcamp
Residência Rurais
O E³UDRES² iResidency dá aos estudantes a oportunidade de mergulhar mais fundo nas comunidades locais das regiões E³UDRES². Durante uma semana ficam alojados numa destas regiões e podem conhecer os desafios ligados ao estilo de vida fora das grandes metrópoles.
Durante esse período, reunir-se-ão com as partes interessadas, como políticos locais, proprietários de empresas ou associações comunitárias, e terão contacto com desafios locais reais. Com uma pequena equipa de estudantes e investigadores, trabalharão em soluções comuns que podem ser transferidas para todas as regiões E³UDRES².
Este ano, o tema do terceiro Research Living Labs é "Shaping the Future of E³UDRES² research" - investigadores, comunidades académicas e partes interessadas serão convidados a projetar o futuro da investigação conjunta da aliança, com base no atual panorama da investigação nas 9 instituições parceiras.